quinta-feira, 2 de junho de 2011

Projeto Gentileza




GENTILEZA GERA GENTILEZA
CIPAVE 2011



                     Considerando que o tema do projeto geral da escola para este ano letivo de 2011 é “Convivência na Diversidade: crescer na diferença, respeitando individualidades” (3ª edição), que diariamente os meios de comunicação nos bombardeiam com notícias e acontecimentos relacionados à violência e cada vez menos há o uso de atitudes de cavalheirismo, delicadeza, boa educação, respeito e gentileza entre os alunos, a Professora Cleusa Vailatti Simionato idealizou e deu início ao Projeto “Gentileza Gera Gentileza” e, com os alunos das 8ªs séries de 2009, pela leitura, pesquisa e debates, elaborou etapas e ações, as quais tiveram como objetivo principal o resgate às atitudes de gentileza tão ausentes na atualidade, diminuindo a violência, melhorando a qualidade de vida e as relações humanas do cotidiano a partir do espaço escolar.
Este projeto faz parte do Plano de Ação da CIPAVE desde 2009, sendo que através dele são abordados diversos temas relacionados à convivência, como: respeito às diferenças, aos espaços coletivos, à natureza, às leis e às normas da escola, postura adequada em diferentes ambientes, uso de palavras de cortesia, de ações de cavalheirismo e gentileza, não somente no espaço escolar, mas em qualquer lugar que frequentarem.  A intenção é substituir “violência gera pela violência” por “gentileza gera gentileza”.
                    Avaliamos que um problema social tão grave, não deve ser visto como natural no nosso dia a dia. Por isso, depositamos muita confiança neste projeto que está sendo desenvolvido pela escola, com objetivo que vai além dos muros da nossa instituição e além deste ano letivo. Acreditamos poder sensibilizar e provocar algumas mudanças, inicialmente através de pequenas ações, mas que já são um começo para uma transformação maior. Qualquer mudança que desejarmos conquistar deve começar dentro de nós. Nossa Escola já começou!
                  O Projeto continua, sempre na busca de alternativas, meios, para uma melhor convivência.

Ilustrações do Projeto Gentileza Realizadas pelos alunos neste ano de 2011.                                                                                              









Um comentário:

  1. Parabéns pela linda iniciativa! Para cobrarmos mudanças de atitudes, não basta apenas exigir: É necessário dar exemplos!
    Grande abraço, adorei este projeto!

    ResponderExcluir