1. Responsáveis: Equipe Diretiva; Coordenação
Pedagógica; Professores; alunos e comunidade escolar como um todo.
2. Período de Execução: Ano
letivo 2014
3. Justificativa:
A Escola Luiz Antunes parte do princípio que devemos procurar promover ações de forma educativa e lúdica para trabalhar o resgate de valores humanos, que são
imprescindíveis.
Em nossos percursos, um
cuidado especial ao cumprimento da função social da escola, através da
socialização do conhecimento historicamente construído, do desenvolvimento de
habilidades e competências para o convívio social e desempenho de ações para o
exercício pleno da cidadania, assim como, a assunção de uma postura ética
pautada em valores como: a ética, o diálogo, o respeito, a justiça, a
diversidade, a responsabilidade, a solidariedade, a tolerância, a amizade, a
cultura da paz, o amor, a valorização da família e da vida, a sinceridade, o
perdão, a verdade, a espiritualidade, a honestidade, entre tantos outros.
O nome do projeto, “Corrente
do Bem”, foi elaborado com base em um filme, no ano de
2000.
5.
Objetivo
Geral:
Promover a convivência
pacífica entre todos, fortalecendo o respeito,
a solidariedade, a união... adotando atitudes que venha a diminuir,
assim, a violência na sociedade e na escola, através da “corrente do bem” envolvendo cada vez mais pessoas e aumentando o conhecimento
e o amor ao próximo.
6. Objetivos Específicos:
a) Compreender a função da escola na comunidade em que está inserida;
b) construir relações saudáveis e de trocas mútuas;
c) valorizar e conservar o patrimônio público, usufruindo com responsabilidade;
d) respeitar as diferenças;
e) elevar a autoestima,
f) valorizando atitudes e produções em relação atitudes do bem;
g) compreender a importância da saúde física, mental e espiritual;
h) proporcionar a reflexão sobre a ação;
i) desenvolver a percepção sobre nosso pertencimento como agentes transformadores e capazes de contribuir com a melhoria da vida no Planeta.
7. Tópicos norteadores da caminhada
a) Leitura e escrita como tarefa de todas as áreas do conhecimento;
b) Desenvolvimento da consciência crítica diante de fatos do cotidiano;
c) Desenvolvimento da consciência estética;
d) Posturas de cordialidade a serem almejadas em todas as áreas do conhecimento, setores e anos/séries da escola;
e) Desenvolvimento de valores, hábitos e atitudes;
f) Conhecimento e respeito à diversidade cultural;
g) Cultura da paz;
h) Reflexão sobre o papel da escola e da família;
i) Inclusão como um direito;
j) Saúde física, mental e espiritual;
k) Desenvolvimento da consciência ambiental e da sustentabilidade.
8. Estratégias
a) Coletar frases (sem que os alunos saibam) de alunos e publicar no mural;
b) Combinações em todas as turmas e componentes curriculares;
c) Criar a “galeria das estrelas” para exaltar atitudes, produções, talentos...
d) Filme Maria:
Português: reflexão e produção textual, Ciências: efeitos da reprodução,
Arte: produção de diferentes Marias
Inglês: Frases imperativas: conselhos, pedidos e ordens,
Ed. Física: Respeito e regras
Matemática: Raciocínio dedutivo e indutivo, tomada de decisões a partir da análise de gráficos e tabelas de assuntos relacionados ao filmes)
e) Livros relacionados ao tema.
f) Valorizar produções e habilidades que os alunos façam mesmo fora da escola;
g) Abraço à escola;
h) Ações concretas para o dia mundial da boa ação e envolver a comunidade (caminhada com faixas, cartazes, distribuição de folders e panfletos, balões,...)
i) Caderno de recordação;
j) Concurso e confecção da carteirinha da biblioteca;
k) Contação de histórias à noite conforme idade: fadas, aventura, terror...
l) Criar mural com atitudes positivas;
m) Escolha do líder de turma (semanal para anos iniciais e semestral para anos finais);
n) Intercâmbio da amizade com a Escola Guerino Zugno;
o) Mensageiro do bem, utilizando o projeto de líder de turma;
p) Gincanas, jogos, festividades,....
q) Músicas com letras positivas e bonitas;
r) Na moldura da foto, palavras que definam as relações positivas;
s) O que cabe no meu mundo;
t) O que não cabe no meu mundo...
u) Peça teatral para alunos da tarde (tribos);
v) Recreio monitorado com a interação de alunos da tribos;
w) Estabelecer a “corrente do bem”;
x) Uso do uniforme: elogios, valorização, dicas da semana,campanha de doação de uniforme.
9. Metodologia e formas de operacionalização
Este projeto norteará a construção dos Planos de Trabalho de cada componente curricular dos diferentes anos/séries e dos setores que compõem a estrutura organizacional da escola.
Como forma de detalhar ações específicas serão construídos Subprojetos nas áreas afins, combinando interesses coletivos e temas aglutinadores.
6. Objetivos Específicos:
a) Compreender a função da escola na comunidade em que está inserida;
b) construir relações saudáveis e de trocas mútuas;
c) valorizar e conservar o patrimônio público, usufruindo com responsabilidade;
d) respeitar as diferenças;
e) elevar a autoestima,
f) valorizando atitudes e produções em relação atitudes do bem;
g) compreender a importância da saúde física, mental e espiritual;
h) proporcionar a reflexão sobre a ação;
i) desenvolver a percepção sobre nosso pertencimento como agentes transformadores e capazes de contribuir com a melhoria da vida no Planeta.
7. Tópicos norteadores da caminhada
a) Leitura e escrita como tarefa de todas as áreas do conhecimento;
b) Desenvolvimento da consciência crítica diante de fatos do cotidiano;
c) Desenvolvimento da consciência estética;
d) Posturas de cordialidade a serem almejadas em todas as áreas do conhecimento, setores e anos/séries da escola;
e) Desenvolvimento de valores, hábitos e atitudes;
f) Conhecimento e respeito à diversidade cultural;
g) Cultura da paz;
h) Reflexão sobre o papel da escola e da família;
i) Inclusão como um direito;
j) Saúde física, mental e espiritual;
k) Desenvolvimento da consciência ambiental e da sustentabilidade.
8. Estratégias
a) Coletar frases (sem que os alunos saibam) de alunos e publicar no mural;
b) Combinações em todas as turmas e componentes curriculares;
c) Criar a “galeria das estrelas” para exaltar atitudes, produções, talentos...
d) Filme Maria:
Português: reflexão e produção textual, Ciências: efeitos da reprodução,
Arte: produção de diferentes Marias
Inglês: Frases imperativas: conselhos, pedidos e ordens,
Ed. Física: Respeito e regras
Matemática: Raciocínio dedutivo e indutivo, tomada de decisões a partir da análise de gráficos e tabelas de assuntos relacionados ao filmes)
e) Livros relacionados ao tema.
f) Valorizar produções e habilidades que os alunos façam mesmo fora da escola;
g) Abraço à escola;
h) Ações concretas para o dia mundial da boa ação e envolver a comunidade (caminhada com faixas, cartazes, distribuição de folders e panfletos, balões,...)
i) Caderno de recordação;
j) Concurso e confecção da carteirinha da biblioteca;
k) Contação de histórias à noite conforme idade: fadas, aventura, terror...
l) Criar mural com atitudes positivas;
m) Escolha do líder de turma (semanal para anos iniciais e semestral para anos finais);
n) Intercâmbio da amizade com a Escola Guerino Zugno;
o) Mensageiro do bem, utilizando o projeto de líder de turma;
p) Gincanas, jogos, festividades,....
q) Músicas com letras positivas e bonitas;
r) Na moldura da foto, palavras que definam as relações positivas;
s) O que cabe no meu mundo;
t) O que não cabe no meu mundo...
u) Peça teatral para alunos da tarde (tribos);
v) Recreio monitorado com a interação de alunos da tribos;
w) Estabelecer a “corrente do bem”;
x) Uso do uniforme: elogios, valorização, dicas da semana,campanha de doação de uniforme.
9. Metodologia e formas de operacionalização
Este projeto norteará a construção dos Planos de Trabalho de cada componente curricular dos diferentes anos/séries e dos setores que compõem a estrutura organizacional da escola.
Como forma de detalhar ações específicas serão construídos Subprojetos nas áreas afins, combinando interesses coletivos e temas aglutinadores.
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